Comunidade São Joaquim e Santana, na Vila União. Área Dom Luciano. Campinas / SP

Introdução

Somos Pastoral Afro em todos os lugares.
Nosso contato: boletimafroativo@yahoo.com.br
Um de nossos objetivos é sensibilizar a igreja para o conhecimento das questões étnico-raciais que estão postas em nosso meio.

Yorùbá - Curso


Setembro será o mês do Yorùbá
 
Com intuito de complementar a aplicabilidade da Lei 10.639/03, na divulgação da cultura e história africana, a Casa de Cultura Tainã Campinas confirmou a presença do Prof. Gideon, da Nigéria, para socializar, na região, o seu trabalho.
 Em visita ao Estado de São Paulo Prof. Gideon B. Idòwú realizará nos dias 13,14 e 15 de setembro um Worshop sobre a língua Yorùbá (Nagô) no Ponto de Cultura Casa Tainã. No dia 14 haverá também uma sessão de autógrafos de seu livro no espaço Djumbo. O curso terá um custo de 100,00.
 
No sábado, dia 15 de setembro, pela manhã, o Prof. Gideon receberá a imprensa local para uma coletiva na UNISAL, ambos em Campinas. No dia 16 estará em um almoço especial com o presidente da Rede Global e seus parceiros da Grande São Paulo.
 
Mais informações podem ser obtidas nos telefones:
(19) 324521102 ou (19) 91732822 - Márcia
 
Gideon Babalolá Idòwú 

nasceu em Lagos, Nigéria.
 
Em 1981 trabalhou no Ministry of Works, Survey Divison” em Lagos. È diplomado em música pela  The Associated board of the Royal Schools of Music” de Londres. Sua vivencia e paixão pelo Brasil se dá devido ao Curso de Português que realizou em 1981 na USP. Realizou sua graduação em Tradução na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Em 1987 realizou um projeto, juntamente com o compositor Antônio Carlos Cunha, sobre canções nigerianas que foram interpretadas pelo Coral do Tribunal da Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. Em 1990 mudou-se para Estados Unidos onde concluiu suas pesquisas em Western Language and Literature – Spanish (Língua e Literatura Ocidental – Espanhol) na the university of the State of New York, Albany, NY.
Realizou vários trabalhos como tradutor (Contract Linguist), com vários órgãos do governo americano.
De volta ao Brasil teve uma meta árdua: como divulgar a cultura e a língua de seu país? Sua participação em colóquios e seminários culminou num programa de ensino e aprendizagem da língua e cultura nigeriana no Brasil. Antes de partir para EUA organizou uma agenda nos estados brasileiros realizando worshops e oficinas.
Em seu livro “Uma Abordagem Moderna ao Yorùbá (Nagô)” pretende divulgar com mais propriedade e metodologia os valores culturais e sociais da Nigéria.
 
Direitos de informação e foto: 


Toda vez que morre um ancião na África, morre com ele toda uma história de uma nação...

Nenhum comentário:

Postar um comentário