Comunidade São Joaquim e Santana, na Vila União. Área Dom Luciano. Campinas / SP

Introdução

Somos Pastoral Afro em todos os lugares.
Nosso contato: boletimafroativo@yahoo.com.br
Um de nossos objetivos é sensibilizar a igreja para o conhecimento das questões étnico-raciais que estão postas em nosso meio.

21 de março Palestra: Memórias da Luta dos Afrodecendentes e Demarcação das lutas Quilombolas- PO

Diáspora africana, também chamada de Diáspora Negra é o nome que se dá ao fenômeno sociocultural e histórico que ocorreu em países além África.




Povo bantu, gegi, nagô, ketu, kabinda, ... (+ de 250 dialétos e quase_____ tribos).... estamos vindo da África e estamos indo para o Brasil.



Devido à imigração forçada, por fins escravagistas e mercantis, que perduraram da Idade Moderna ao final do século XIX, os negros e as negras foram humilhados, foram destratados, foram jogados em qualquer lugar...



Estamos no Brasil, somos cada um de uma família diferente e recebemos nomes do povo branco, dos senhores de engenhos...uns foram para a lavora e outras foram para cozinha, ou para cama.



Destituídos do que lhes conferia identidade quando escravizados, muitos negros da época da escravatura — privados que fossem das condições objetivas de prosperar na própria sociedade, do respeito como seres humanos e da chance de constituir família — se uniram por meio desse desatino, no perseguido ritualístico festivo e cerimonial na surdina das senzalas ou no sentimento libertário de revolta.



Ao som do atabaque que era a forma de comunicação de vocês, vamos até as datas que no chamam atenção.......


Nenhum comentário:

Postar um comentário