Campinas recebe juventude do Brasil
Somos uma Entidade Nacional do Movimento Social Negro que anuncia e denuncia qualquer forma de racismo e preconceito. Por meio da Organização, Conscientização, Fé e Luta, os Agentes de Pastoral Negros (APNs) propõem ao Estado brasileiro políticas públicas e ações afirmativas que garantam à população negra o acesso aos direitos e à cidadania. As lutas de libertação desenvolvidas nas comunidades eclesiais de base e nos movimentos sociais das décadas de 70 e 80, junto à tomada de consciência dos direitos dos empobrecidos, fizeram perceber a negação dos direitos dos negros por motivos étnico-culturais. A partir dessa consciência, um grupo de negros e negras propõe uma reflexão a respeito do racismo e da discriminação nas igrejas e na sociedade. Deste contexto particular, nasce a organização dos Agentes de Pastoral Negros (APNs), que teve a sua fundação em 14 de março de 1983, na cidade de São Paulo.
Como diretriz lançada no ano de 2010, pelo Congresso Nacional dos APNs, ocorrido em Goiânia, e dentro do Ano Nacional da Juventude, vamos realizar o 1º ENCONTRO NACIONAL DE JUVENTUDE APNs, de 14 a 17 de julho, considerando que o município tem como diretriz, a política de cidadania, assistência e inclusão social, a qual contempla a questão étnico racial e de juventude como um de seus projetos políticos.
Uma das propostas do encontro é tirar estratégias de atuações para juventude, na sociedade e a proposta além encontro, é desenvolver a criticidade dos jovens combinando os pensamentos, ideologias, anseios, necessidades locais e perspectiva social, para com a efetivação da práxis, propulsora de resultados diferenciais, que garantam o espaço de direito da pluralidade social de maneira a auxiliar no protagonismo juvenil e social no que diz respeito à igualdade econômica e societária.
O encontro começa na tarde do dia 14, quinta-feira, com uma caminhada pelo centro de Campinas terminando com um ato político na prefeitura em favor das ações afirmativas e de combate ao genocídio da juventude negra no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário