Comunidade São Joaquim e Santana, na Vila União. Área Dom Luciano. Campinas / SP

Introdução

Somos Pastoral Afro em todos os lugares.
Nosso contato: boletimafroativo@yahoo.com.br
Um de nossos objetivos é sensibilizar a igreja para o conhecimento das questões étnico-raciais que estão postas em nosso meio.

23 de Abril - Lavagem da Escadaria da catedral

A 26ª Lavagem das Escadarias da Catedral Metropolitana de Campinas, realizada todos os anos no Sábado de Aleluia, mistura fé, religião, tradição e cultura e celebra a resistência dos povos negros vindos de todas as partes do território africano, com seu rico legado cultural e religioso.


O ato religioso não fica apenas por conta do ritual de lavagem das escadarias. Antes disso, os participantes fazem uma procissão que sai da Estação Cultura e desce pela rua 13 de Maio em direção à Catedral.

Durante o dia, várias atividades culturais e sociais são oferecidas para o público que se aglomera para prestigiar o evento. Este ano, mais de 30 grupos vão se apresentar na praça José Bonifácio, onde fica a Catedral, entre eles: Jongo, Congada, Folia de Reis, Catira, Dança Afro, Capoeira, Hip Hop, Rap, entre outros. No local ainda haverá barracas de comidas típicas. A expectativa é de um público de mais de três mil pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário