Comunidade São Joaquim e Santana, na Vila União. Área Dom Luciano. Campinas / SP

Introdução

Somos Pastoral Afro em todos os lugares.
Nosso contato: boletimafroativo@yahoo.com.br
Um de nossos objetivos é sensibilizar a igreja para o conhecimento das questões étnico-raciais que estão postas em nosso meio.

28 de maio - 2º Encontro do grupo Arte educação

ll Encontro do grupo arte e educação de Curso de verão - Campinas

http://www.arteeeducacaodocursodeverao.blogspot.com/

Vida luminosa e existências ameaçadas



A temática do curso de verão desse ano foi A vida: desafio a ciência, bíblia e bioética. São temas emergentes, pulsantes e densos.

Tudo isso traz para o centro do debate atual, as questões do conhecimento cientifico e dos avanços tecnológicos ligados á responsabilidade humana pessoal e coletiva nessa encruzilhada do nosso planeta terra e no cuidado relacionado ao presente e ao futuro do todos os seres do planeta.

As ciências e a técnica modelam hoje nosso espaço físico, e influenciam nossos corpos e mentes. Ás raízes desse dilema ético enfrentado pela humanidade volta a nossa atenção para os avanços da ciência no campo da biologia e da genética, suscitando questões particulares.

O curso desse ano surgiu como um projeto de formação básica voltado para os dirigentes dos movimentos populares, de comunidades de base e pastorais sociais, porem consegui de forma educativa, criativa e sugestiva passar questões pontuais e questões subjetivas acerca dessa realidade.

Foi tirado como compromisso, muitas coisas, e entre uma delas, é essa nossa ação transformadora enquanto grupo que partilha a troca de experiência e esta atento para as próximas articulações, prontas e prontos, para uma educação popular, em grande massa.

Essas iniciativas, são iniciativas cidadãs, que amadurecem ao longo do tempo, com pessoas dispostas a mudança da realidade. Montar um grupo organizado, não vai ser fácil, pensávamos ! mas vamos fazer mesmo assim !

Começamos em 2009, com esse proposito, demos o ponta pé inicial, mas sem grande massa, ou sucesso, não havia pessoas na reunião. Só algumas pessoas que se propuseram a organização.

Em 2010, fomos novamente para o curso e assim que voltamos. Novamente, e enfim, aconteceu...aconteceu 2 reuniões durante o ano inteiro.

Em 2011, fomos novamente e saímos de lá com uma data marcada, data esta que foi preparada, com muito carinho, mas.... 5 pessoas. Fizemos o encontro, não perdemos a esperança, e marcamos o segundo do ano...estamos aqui hoje, para acolher, novamente com carinho e trocar experiências agradáveis, que possam nos levar a ação, a reflexão e a articulação para o próximo ano de curso de verão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário